terça-feira, 13 de julho de 2010

A Cor Nossa de Cada Dia.

É engraçado, como as vezes, a gente acorda vendo o mundo assim,...Cor de Rosa, não é mesmo? Com aquela sensação ingênua de bobeira-boa-gostosa, como se fosse um misto de Hello Kitty com Pantera Cor de Rosa. Preguiça até, de sair da cama. Percebe tudo ao redor, mas, fica paciente, cheia de bons sentimentos.

No outro dia porém, posso acordar Amarela. Amarelo é a cor mais rapidamente percebida por nossos olhos. Nesse dia, todos saberão que acordei, tamanha minha alegria e vontade de chamar atenção. Acho que é por essa razão, que o sol, é Amarelo. Dia ensolarado, alegria certeira!

Dia seguinte, posso acordar, Laranja. Mais eufórica que o dia Rosa e menos flamejante que o dia Amarelo. Acordo assim, cheia de apetite. Posso até bater um papinho rápido com alguém desde que seja na mesa da cozinha, tomando um belo café da manhã, para matar, quem está me matando. Melhor não exagerar, de repente as coisas poderão ficar Pretas.

E se no outro dia acordar Preta,...huuummm...Sai de perto. Vou querer mandar em todo mundo! Por que hoje,...meu mundo, sou eu mesma! Me deixa sozinha, estou mais para meditar, que jogar conversa fora.

Depois dessa pressão, né gente? Só acordando beeemmm Branquinha, mesmo! Acordo Branca. Hoje estou elegantemente em paz. Venha a cor que vier, estou calma, nada me abalará. Hoje, sou primordial, básica, porém principal e primeira. É assim que me sinto. Qualquer um perto de mim, se sentirá bem, brilhará feito louco.

Depois de dois dias extremamente impactantes, posso acordar Cinza. Acho o Cinza uma cor,...cada um na sua, sabe? O Cinza ao mesmo tempo que se deixa combinar, ele é totalmente independente. É bonito sozinho e faz par harmonioso com quem se chegar, basta não invadir seu espaço. Acho que tem dias em que acordamos meio assim. Fica na tua, que eu fico na minha. É assim que é acordar, Cinza!

No reveillon de 2000 usei um vestido Marron. Eu não tinha acordado Marron, e nem me sentia Marron. Mas,...o vestido novo que tinha para passar o ano era Marron. Sendo assim,...fiquei Marron! Me lembro que no meio de toda aquela festa Branca, alguém me perguntou o que significava a cor Marron e eu respondi:-"Significa que tudo que eu quiser ou precisar, terei que correr atrás. Que a sorte estará comigo, desde que eu faça a minha parte". Disse isso, rindo e festejando aquele momento maravilhoso. Nunca mais me esqueci! Nunca gostei muito dessa cor, mas, marcou. Marron prá mim, é uma cor enrrustida. Um Vermelho que não conseguiu se soltar diante de um Preto neutralizador, dominante. Mas acho que dias, Marrons existem. Talvez seja o dia em que devêssemos observar, obedecer às regras e as normas sociais.

E aí??? Tudo Azul???...O amor, é lindo, a vida é linda, Caetano é lindo. Acordar assim, é...lindo! Tudo fresco e relaxante; assim é acordar Azul. Hoje estou exalando confiança, amizade, conhecimento. Talvez seja um dia bom, para ir ao banco, assinar aquele contrato ou pedir um novo empréstimo. Tomara que meu gerente tenha acordado Verde.

Verde combina com tudo, até com meu Azul devedor do dia anterior. Combina com o Azul do céu, com o Amarelo do sol. O dia que acordamos Verde, não tem intriga. Acho que é por que ainda estamos "verdes", prá que correr???...kkk...Estou cheio de esperança e automaticamente, criativo. Tudo vai dar certo, isso sim é um dia extremamente, Verde!

Acho que acordar Roxa, não significa exatamente acordar com raiva, irritada. Quando acordamos Roxa, estamos mais para um dia de reflexão, que irritação. Mais para pedir que "Deus nos ajude", que para uma crise existencial revoltante. Dizem que Roxo é a cor da espiritualidade. Talvez um dia em que se acorde assim, seja um dia de equilíbrio entre corpo e mente; automaticamente um dia com menos medos e angústias.

Ai gente,...mas, tem dias que acordamos bem Pastel, não tem não??? Ninguém merece! Acordar com cara de tanto faz, qualquer coisa serve, ou, você que sabe, você decide. Assim é acordar Bege. Apática, sem disposição, sem brilho, sem vontade de vida. Respeito os que gostam e usam Bege, respeito sua sofisticação e sensibilidade. Não me refiro a vestimentas, desde que se tenha atitude, é claro! Mas,...prá mim,...acordar Bege, é o Ó!

O bom mesmo é acordar Vermelha. E assim como o Roxo, não significa acordar com raiva, irritada. Acordar Vermelha, é o ápice. É acordar, já cheia de vontade de vida, excitada com a possibilidade de mais um dia. É a pressa e necessidade de viver de mãos dadas com a paixão. É muita alegria, muito sorriso numa boca enorme Vermelha num dia em que parece menor que os outros.

Acho que todos os dias, acordamos com um enorme arco-íris sobre nossas cabeças. Cabe a nós, num dia Pastel, colocar uma pitadinha de Amarelo para ficármos mais vibrantes. Ou acrescentármos um pouquinho mais do Branco ao Vermelho, para que fiquemos mais afetuosamente Rosa. Acredito no poder das cores, mas, acredito mais no poder individual de cada um colorir sua tela. Temos uma aquarela a nossa disposição, resta apenas termos sensibilidade, criatividade, carinho, respeito e capacidade, para conhecê-las e aplicá-las da melhor maneira possível, sem ferir ninguém, e a nosso favor.