segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Continuo Calando-me Diante de Fernando Pessoa e Rendendo-me a Oscar Wilde

Passei meu domingo indignadamente, pendurada a internet! Quanto mais eu vasculhava, entrava e saia do Google, mais eu odiava,...ele e a mim mesma! Meu Deuuusss......mantenha as portas das bibliotecas sempre abertas, inclusive aos domingos - Nunca senti tanta necessidade de ir em busca de uma. No texto "Manjubinha Doce", que escrevi dia 03 de fevereiro e que não imaginava que seria tão citado nos seguintes, vinha no embalo frenético de contar como meu fim de semana com amigos, tinha sido divertido e inusitado, cheio de trapalhadas e queixos doloridos de alegria no final. Pois bem......falei que falei, que falei e já não tendo mais como definir a diversão e o que tornam simples pessoas em amigos queridos, resolvo citar um poema linnndo, que fala justamente onde devemos procurar e como podemos perceber os primeiros sinais de uma história que fará parte da sua. Me lembrava de tudo,......da lindeza do poema, do que se tratava, da profundidade dos sentimentos, da nobreza dos sentidos,......só não me lembrava do nome! E o que eu fiz???? - Mulher moderna, independente, descolada, pluralizada, seja lá o que isso queira dizer, globalizada, informatizada, que sou; dou um "tic" no meu jurassic-computador e peço ajuda ao supra-sumo da atualidade: - O Google
Coloco lá: " Meus amigos são todos......"
Mal escrevo essa frase e já me aparece: "meus amigos são todos assim fernando pessoa."
"Duvidar por quê ? Amaciante é ypê!"
Só que não estamos falando de amaciante e sim de Gênios da Literatura.
Santo Deus,...eu tinha que duvidar!
Tinha que conferir e reconferir!
Tinha que confirmar e reconfirmar!
Tinha que ter ido buscar antes, para não precisar me redimir depois. Não que seja vergonhoso admitir um erro, mas, é vergonhoso, triste, desleal e totalmente deselegante, trocar grandes obras, mesmo que seja entre grandes artistas ou grandes poetas. Acho que por conta do final de semana de doces trapalhadas, ainda estava tomada pelos duendes mágicos, e assim como o fubá, foi trocado pela massa pronta para bolo, acabei trocando Oscar Wilde por Fernando Pessoa.
Oscar Wilde, você que tinha inteligência, temperamento forte, totalmente anticonvencional para sua época, que tinha a mistura perfeita de petulância e doçura,......Me desculpe!!!
Assim como você, Fernando Pessoa amava o "belo", amava os amigos e amava "amar".
Você que também escreveu:- "Experiência é o nome que damos a nossos enganos", me fez enxergar que mais do que nunca é preciso buscar, me informar, esclarecer dúvidas e ter muito cuidado para que minha vida não seja feita de enganos, mascarados de experiências!
Ao mesmo tempo que esse texto me trouxe a tristeza do engano, trouxe também a alegria de um conhecimento maior desses dois gênios da literatura.
Toda e cada beleza tem sua particularidade, mas, juntar e misturar Oscar Wilde e Fernando Pessoa, é quase que chegar a perfeição!!!
Continuo calando-me diante de Fernando Pessoa e rendendo-me a Oscar Wilde.
Obrigada!